quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Epson Stylus C67 - Problema de troca de peças

Nessas férias, quando vim à Jundiaí a impressora que temos, uma Epson Stylus C67, estava indicando a troca de peças. Num bate-papo com quem já teve impressoras Epson descobri que essa mensagem era um indicativo de troca de um feltro da impressora.

Aí fui ver as soluções para o problema... Bom, havia desde o desbloqueio puro e simples da mensagem, ao conserto na autorizada. Preços desde 50 a 300 reais. Pra uma impressora dessa idade, um tanto salgado. Então resolvi eu mesmo consertar o problema, e aqui compartilho a solução com vocês.

1- Para resolver o problema é necessário inicialmente verificar se a impressora está com o feltro cheio de tinta. Portanto abra a impressora. Isso se dá com a remoção de dois parafusos Philips que estão na parte traseira da mesma. Fora isso, há 4 haletas que devem ser abertas COM CUIDADO usando uma chave de fenda. As mesmas estão indicadas com setas ( ^ ) na parte traseira, no meio da impressora (duas dessas) e duas na frente, mas que não são visíveis na carcaça, mas estão indicadas com as mesmas setas na parte inferior da frente da impressora. Levante a tampa com cuidado, e beleza.

2- O "Waste Ink Pad", ou seja, o feltro a ser trocado, se localiza embaixo da impressora, na parte traseira. Ele é encoberto pelo maquinário, mas é visível por trás. Olhe o estado que ele está. Caso esteja (como no meu caso) nem com a metade manchada de preto, mas sim todo branco, remonte a impressora com a tampa e siga com os passos. Caso esteja muito cheio, há de proceder para a lavagem do feltro, com a remoção de tudo que encobre o feltro para ter acesso ao mesmo. Infelizmente não pude lavar o da minha impressora, pois não consegui o service manual da C67, o que complica na desmontagem\re-montagem da mesma. Tem um cara na internet que fez isso com a C42. Então caso não esteja com o feltro muito cheio, siga.

3- Baixe esse programa, e instale.

4- Ao rodar, selecione sua impressora tanto em Installed Printers, quanto em Printer Model. Feche a janela.

5- Ao fechar, aparecerá um ícone do programa junto ao relógio do Windows. Dê um clique com o botão direito do mouse nele e selecione Protection Counter -> Reset Protection Counter.

6- Ao clicar, aparece uma janela perguntando se você substituiu o feltro. Selecione sim (yes), caso o feltro não esteja cheio, ou tenha lavado o mesmo (caso contrário é por sua conta e risco).

7- O contador deve ter sido zerado. Entre em Protection Counter -> Show Current Value. Ele deve ser 0. Caso isso não aconteça, repita o processo.

8- Com o contador em 0, desligue a impressora, e desconecte os cabos dela. Após um minuto religue-os e teste a impressora. A mensagem é para ter sumido.


A questão de zerar o contador sem lavar o feltro, ou mesmo substituir o mesmo, é um paliativo. Por isso se estiver cheio, é recomendável a troca\lavagem. O feltro serve para reter sobras de tinta quando a impressora limpa a cabeça de impressão. O caso é que a C67 desperdiça muita tinta, e ela não pode deixar isso afetar os componentes eletrônicos, por isso o feltro para recolher a tinta que sobra nas cabeças de impressão. Comparativamente com impressoras HP Deskjet, as Epson são notórias "beberronas", sendo esse o motivo de custarem muito menos que as HP. A margem de lucro segue nos cartuchos, e não na impressora. Muito mais interessante, visto que muitos cartuchos serão consumidos ao longo da vida da impressora.

Um comentário:

  1. Otimo....

    Muito Bom cara, esse post salvou minha pele!!!

    Obrigado

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