terça-feira, 30 de junho de 2009

Parabéns à Ouvidoria do Hospital de Clínicas da Unicamp

A Ouvidoria do Hospital de Clínicas da Unicamp comemora neste mês de junho, 5 anos de existência. Este espaço tem por objetivo cumprir a uma exigência da Política Nacional de Humanização, PNH, do Ministério da Saúde, em relação à atenção hospitalar. Ao longo desse período, esta ouvidoria solidificou-se como um canal de comunicação imparcial e democrático entre pacientes, funcionários e gestores, fato que tem permitido a realização de melhorias no funcionamento e na prestação de serviços desse hospital.

Através desta postagem, proponho-me a testemunhar a favor desta Ouvidoria pois, apesar do curto período de tempo em que estagiei nesse espaço, pude observar a sua importância perante à sociedade e a forma de como as funções atribuídas a ele são realizadas.

Diariamente, diversos usuários (paciente, familiares de paciente, funcionários) chegam com seus elogios, solicitações e reclamações, sendo estas últimas o motivo mais freqüente que os encaminham à Ouvidoria. Esta, intermedeia, de forma democrática e imparcial, os processos correntes entre as partes envolvidas.

Os processos são formados pelas seguintes etapas:
1) a ouvidora registra a demanda do usuário;
2) é feita uma análise imparcial do caso;
3) a demanda é encaminhada à chefia do setor;
4) a ouvidoria recebe a resposta referente à demanda e
5) uma devolutiva é rapassada ao usuário.

O aspecto mais interessante desse processo consiste no fato de que cada demanda é identificada por um número. O usuário obtém esse número e por meio dele pode acompanhar o desenrolar de seu apontamento.

Por eu prezar por uma conduta ética e sigilosa, infelizmente não posso compartilhar
os casos que presenciei.

Presto minhas homenagens à Equipe da Ouvidoria: Mirian, Maria Amélia, Rogério, Railda, Thaís e estagiários que, com prontidão, respeito, competência e carinho, conseguem realizar de forma admirável e humanizada o trabalho que lhes é proposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário