domingo, 24 de maio de 2009

Eu e meu Claro 3G

Quando me mudei pra São Carlos, precisava de ter internet. Internet implica em comunicação de baixo custo, já que se pode usar um skype, gtalk, msn, etc...

A questão é que no meu prédio não há disponibilidade de conexão do Virtua, e por opinião própria, não quero ter speedy. Afinal, pagar caro, pra um serviço que anda sem conexão com frequência, ninguém merece. Além de ter que pagar provedor...

Bem, nisso fui para a internet 3G. Terceira geração. É um tipo de conexão portátil, no sentido que "pega em qualquer lugar que tenha sinal de celular em 3G". As aspas não são decoração, pois realmente funcionar plenamente está longe de acontecer. Diversas vezes estou conversando com a Lari, e ficamos quase completamente loucos por conta dos delays que atrapalham nossas conexões.

Hoje pessoalmente fiquei puto da vida, pois queria muito conversar, e a conexão falhava. Não era o skype, pois uma conexão de 1Mbps estava com downloads de míseros 12KBps... O normal seria pelo menos uns 50KBps, com a limitação de 128Kbps que a claro te impõe quando você faz mais de 1GB de downloads no mês (puta sacanagem isso também). A Lari anda muito paciente, e disse pra me acalmar. Realmente ela é um anjo, pois, afinal o problema era meu e da Claro. Nisso desligamos ( pelo celular, TIM, porque internet adiós) com uma tristeza, típica de quem é roubado.

Fui tomar um banho pra desestressar um pouco, mas voltei pra máquina tentar ver o que poderia fazer sozinho (pois me canso de tentar soluções via telemarketings da vida). Nisso me deparo com um Blog da Claro. Nele acho antigas tentativas de melhoria de velocidade, tal como a troca do APN para bandalarga.claro.com.br. Porém nos comentários desse tópico acho uma discussão já rodada há meses, e que a primeira mensagem já não constava mais... Falava sobre atualizar o firmware do modem, pois haviam detectado uma série de bugs e isso dava resultado.

E bem, entrei na página dada, baixei o manual de atualização do Huawei E226 e os arquivos. Após tudo isso, BANG! Funcionou!

Moral da estória: 1- Leia atentamente fórums e blogs de internet; 2- Mantenha sempre seu hardware com software atualizado; Não desista facilmente, mesmo que as pessoas te pareçam confusas, alguém com uma boa alma irá ter escrito algo útil.

Os arquivos de alguns modems 3G da Claro, e seus manuais podem ser encontrados aqui. Um cuidado importante! Ao fazer a atualização de firmware, tal como em atualização de bios, é importante ter cuidado para não desligar a máquina, nem deixar-la muito carregada, para que o software de atualização não trave. Pois se isso rolar, pode danificar PERMANENTEMENTE seus componentes a serem atualizados. 

ps: Vamos ver por quanto tempo esse conserto me deixa sem dores de cabeça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário